Buscar
  • Fly Cursos

CUIDADOS NOTURNOS COM OS CABELOS: OS 5 MANDAMENTOS


Olá, lindona!


Quantas vezes você já desejou poder dividir-se em “várias de si” para conseguir fazer todas as suas tarefas e também cuidar dos cabelos? Eu desejo isso todos os dias! Mas o que ninguém te conta é que podemos aproveitar até mesmo o tempo em que estamos “fora do ar” para ter esse momento de autocuidado.

Então, a nossa conversa hoje será sobre como aproveitar a hora do sono para dar uma atenção especial aos fios. E se você não sabe como, eu serei sua guia e trouxe algumas dicas de cuidados noturnos!

Em primeiro lugar, podemos começar falando do porquê e dos benefícios desse processo. Afinal esse tipo de tratamento é muito comum e indicado às pessoas que não têm tempo durante o dia para cuidar das madeixas, mas nada impede que você que tem um tempinho o faça também.

Falando em benefícios (fora o conforto que é fazer isso enquanto se dorme), no caso de produtos aplicáveis, utilizá-los neste momento fará com que os ingredientes ajam durante suas horas de descanso, o que potencializará o efeito. Além disso, prestar atenção em alguns detalhes básicos ao manusear os cabelos antes de dormir é essencial para manutenção de fios saudáveis.

Já pensou em acordar sabendo de que: foram eliminadas as impurezas absorvidas pelo cabelo durante o dia, sentindo-o mais sedoso, hidratado, fortificado e com as pontinhas unificadas e mais alinhadas?

Pois bem, para isso, temos 5 mandamentos para você:


1. NUNCA DORMIR DE CABELOS MOLHADOS

Vamos combinar uma coisa?! Caso secar os cabelos com um secador não esteja nos planos, evite lavar os fios antes de dormir, pode ser?

Eu te explicarei o porquê: quando dormimos com o cabelo molhado, os fios ficam mais frágeis que o normal e propensos à quebra provinda do atrito com o travesseiro ou qualquer coisa que entre em contato com ele neste momento. Isso pode trazer um problema imediato ou até mesmo vir em doses homeopáticas, mas não recomendo pagar para ver, lindona!

E digo mais, esse não é o único problema. Dormir com o cabelo molhado não prejudica apenas a extensão dos fios, é um mau hábito que pode também acarretar uma série de problemas ao couro cabeludo.

Esses problemas incluem a incidência de caspas, queda dos fios, dermatites e infecções fúngicas, até porque os cabelos molhados criam um ambiente perfeito para a proliferação de fungos.

Como não é isso o que queremos, fica aí o nosso primeiro mandamento. Combinado?


2. DAR PREFERÊNCIA A DORMIR DE CABELOS SOLTOS

Nosso segundo mandamento é para você, lindona, que vive com os cabelos presos. Pode soltar essa cabeleira para dormir! É um ótimo momento para dar um respiro aos fios, um descanso depois de um longo período presos por um elástico.

O mais indicado então é dormir com os cabelos soltos e manter os tratamentos (diurnos e noturnos) em dia, evitando assim os indesejáveis nós e ressecamento.

Mas caso isso seja um problema para você e prefira prendê-los mesmo assim, ao dormir de cabelos presos opte sempre pelos prendedores de pano ou elásticos de materiais mais amigáveis. Os feitos de silicone ou revestidos por materiais derivados de borracha e plástico, por exemplo, estão completamente proibidos para este momento!

O atrito com essas superfícies acarreta danos permanentes aos fios, como quebras e quedas. E disso a gente sai correndo, né?


3. FAZER USO DE FRONHAS OU TOUCAS DE CETIM

E por falar em atrito… Vamos falar das famosas fronhas e toucas de cetim? Eu simplesmente ADORO! Mas caso você não as conheça, eu te explico como funciona.

O que acontece é que as fronhas convencionais que são usadas nos travesseiros geralmente são feitas de algodão. E você pode até perguntar, o que é que tem de errado nisso, Kacau? E eu te respondo com outra pergunta, você tem problemas com frizz?

O material usado para a confecção das fronhas causa um grande atrito conforme nos movimentamos durante a noite e é daí que vem o frizz pela manhã!

Quando deixamos em contato direto com o cabelo, um material que causa menos atrito como o cetim, estamos protegendo os fios e os mantendo alinhados. Essa é uma dica de OURO, especialmente para cacheadas e crespas, porque assim os cachos continuam definidos mesmo após a merecida noite de sono.

Então pode ir trocando essa fronha por uma de cetim ou fazendo a aquisição de uma touquinha. Ajuda demais, eu garanto!

Os dois estão disponíveis lá na minha loja on-line por um preço super acessível, é só clicar aqui.

Mas caso você não tenha nenhum desses recursos disponíveis, uma boa alternativa às cacheadas é prender os cabelos num coque abacaxi (sem apertar), para ficarem juntos e alinhados até a manhã seguinte.


4. APOSTAR EM UMECTAÇÕES NOTURNAS

Uma das reclamações mais recorrentes que vejo por aí é o temido ressecamento. Essa dica é para ajudar às que fogem dele!

Apostar em óleos naturais como forma de tratamento pode ser uma ótima alternativa para hidratar e manter essa hidratação no cabelo. Para isso, você deve aplicar o óleo que for de sua preferência no couro cabeludo, massageando bem, e/ou na extensão dos fios. Vá dormir e no dia seguinte esteja preparada para a retirada desse óleo.

Inclusive, recomendo o uso de um óleo de rícino para dar aquela força no crescimento dos fios e na saúde do couro cabeludo.

Mas um detalhe importante é que: após esse processo, NÃO se deve lavar os cabelos diretamente com um shampoo, pois isso pode fazer com que o tratamento perca o efeito. É recomendável que você passe uma boa quantidade de condicionador da raiz às pontas, deixe alguns minutos e depois disso, sim, lave-o normalmente com um shampoo.

Além disso, uma outra alternativa, mais para cabelos crespos e cacheados (menos suscetíveis à oleosidade), pode ser o não uso de shampoo. Há quem prefira não fazer essa lavagem e ser adepto ao método “UCPE”: umectar, condicionar, pausar e esperar.

E lembrando: os óleos devem ser sempre vegetais, ok?! Pois estes é que conseguirão nutrir a fibra capilar. Os minerais criam uma capa protetora ao redor do fio, evitando que nutrientes entrem. Caso você queira saber mais sobre os óleos naturais e seus milagres temos um artigo por aqui sobre o assunto! Para acessá-lo, você pode clicar aqui.


5. PARA OS OLEOSOS: SEMPRE PENTEAR ANTES DE DORMIR

Por último, mas não menos importante, nós temos o nosso quinto mandamento, mais direcionado às que sofrem com a oleosidade.

Uma das dicas para o combate ao problema pode ser, sim, pentear os cabelos antes de dormir! O processo de passar o pente da raiz até as pontas ajuda na distribuição da oleosidade pelos fios. Além disso, obviamente evita o surgimento de nós indesejáveis.

Sendo assim, é importante não deixar de escovar os cabelos antes de dormir. Porém, isso se aplica somente aos cabelos lisos e ondulados. Aos cacheados e crespos, pode ser uma péssima ideia, já que isso desmancharia nossos cachos conquistados pela finalização, certo?!

Bom, lindonas, por hoje é só! Mas e aí? Ficou com vontade de testar alguma dessas práticas? São mandamentos a serem seguidos à risca e como sempre falo por aqui, a construção de uma rotina é importantíssima. Fica aqui, novamente, o meu incentivo a vocês: criem um relacionamento com os seus cabelos!


Fonte: Blog Academia Kacau Diaz | https://kacaudiaz.com.br/cuidados-noturnos-os-5-mandamentos/

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo